Representante de vendas: veja as qualidades que ele deve ter

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quem está procurando emprego tem uma ótima oportunidade de ingressar no mercado de trabalho como Representante de Vendas, uma vez que esta é uma das vagas mais oferecidas nos classificados de emprego.

Um dos motivos desta demanda é o fato da terceirização ser a opção mais assertiva para determinados segmentos e ainda a grande ascensão das vendas diretas. As empresas procuram por Representantes de Vendas para ampliar o mercado atendido, aumentando de fato a venda e reduzindo custos com lojas físicas, por exemplo.

Os profissionais que desejam se candidatar às vagas devem estar atentos, pois as instituições são criteriosas e observam basicamente cinco características nos futuros colaboradores:

Representante de vendas: veja as qualidades que ele deve ter

  1. Determinação. Um representante de vendas normalmente não tem um roteiro ou escritório fixo de trabalho. Deve fazer prospecção de clientes e visitá-los periodicamente. Ganham por produção e a rotina vantajosa de poder ter flexibilidade de horários, montando sua planilha de trabalho, pode ser um problema para quem não tem determinação e se identifica com o tradicional salário fixo no quinto dia útil do mês.
  2. Organização. Por não ter um superior em seu convívio diário, o representante tem que manter uma organização de visitas realizadas, vendas, retornos, feedback de clientes, agenda. Sem esta qualidade, o colaborador se perde nas metas e compromete o andamento das negociações, podendo prejudicar a imagem da empresa a qual representa.
  3. Bom Humor. Lidar com o público é uma tarefa que exige um pouquinho mais de desprendimento e paciência. São pessoas diferentes com temperamentos diferentes a cada instante. Levar o trabalho com humor deixa o cliente mais a vontade e os relacionamentos mais próximos, facilitando a venda. Um sorriso abre muitas portas e melhora a própria vida.
  4. Ânimo.  Acordar bem disposto é uma característica que pode transformar o resultado nas vendas. Primeiro porque o colaborador enxergará mais as possibilidades de buscar a efetivação de venda, mesmo ao receber um não. Segundo porque nenhuma empresa quer um profissional preguiçoso. Quem tem ânimo para trabalhar realiza mais visitas, percorre o famoso “quilômetro extra” e consequentemente ganha mais.
  5. Perseverança. Profissional que desiste nas primeiras semanas de trabalho definitivamente não se encaixa no perfil de um representante de vendas. O comércio é inconstante e realmente tem períodos de “seca”. Um bom colaborador sabe tirar proveito da fase próspera e persevera, esforçando-se mais diante dos desafios e encontrando alternativas para não ficar no vermelho.

 Como Montar Seu Próprio Negócio