Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Ter um produto exposto na vitrine pode ter seu glamour, porém não é sempre que é satisfatório para quem o vende. Como as possibilidades são inúmeras hoje em dia e os centros urbanos estão com cada vez mais lojas, galerias e shoppings, os estabelecimentos estão conquistando o cliente com outras atrações. O desafio é fazer com que o cliente compre de você e não na concorrência, ainda que o produto seja o mesmo e os preços equiparados. É aqui que as Vendas por catálogo entram.
O mercado percebeu que uma das estratégias mais eficazes é levar o produto até o cliente ao invés de fazê-lo visitar uma loja. Surge-se então a utilização do marketing direto pela venda por catálogos. Se antes a empresa mais reconhecida por vendas significativas pelas revistas promocionais era a Avon, ainda que apresente bons resultados nacionais, depara-se com concorrentes e outras empresas de diversos segmentos fazendo uso da mesma estratégia.
Atualmente, não são só os cosméticos que estão presentes neste princípio de comércio. As marcas investem em vendas de roupas, calçados, suplementos alimentares, materiais escolares, utilidades de casa e diversos itens da indústria alimentícia.
Algumas empresas estão criando a rede de contatos como possibilidade de alavancar as vendas bruscamente. Cada um que se cadastrar para comprar produtos da marca e que indicar amigos, ganha descontos que aumentam gradativamente e em alguns casos, recebam comissão em todos os produtos que os amigos comprarem.
Depois que você acabar de ler este artigo ( Vendas por catálogo: a aposta que revolucionou o mercado ), eu acho que vai gostar de dar uma olhada neste aqui também: Como Abrir Uma Loja Virtual
A venda por catálogos tem funcionado também no formato online. Alguns estabelecimentos disponibilizam panfletos e ofertas com todos os produtos comercializados para os clientes enviarem à sua rede de contatos. O cliente ganha retorno monetário e a empresa ganha pelas vendas indiretas cada vez gerando receitas maiores.
A Oceanic Cosméticos envia inclusive amostras grátis para o cliente demonstrar os produtos aos amigos e fazer da indicação uma fonte de rendas. O catálogo é enviado pelo e-mail e pode ser divulgado nas redes sociais.
A Nestlé também inovou e investiu em carrinhos para circularem pelas cidades vendendo biscoitos e demais produtos a pronta entrega. O vendedor pode deixar um mini catálogo com os clientes e retorna com a entrega dos produtos. O valor é bem próximo ao que se e vendido nos supermercados e mercearias, a vantagem é o benefício de receber o serviço delivery e também em conseguir um bom desconto para os pacotes em atacado. O mesmo acontece com os iogurtes, vitaminas e achocolatados. Quem tem crianças em casa e deseja economizar, vale a pena conferir essas ofertas do catálogo.
Portanto, a melhor forma de se angariar novos clientes na atualidade é utilizar a teia de amigos como principal divulgação de produtos. Existem estudos específicos para o mercado que se mantém no ranking de vendas com a rede de relacionamentos interpessoais. Os benefícios são vários, visto que a empresa dispensa ou diminui o investimento com lojas fixas e todos os custos diretos e indiretos, focando em disponibilizar a comissão para seu vendedor porta a porta, garantindo sua satisfação. Por outro lado, o vendedor pode até ganhar mais, más terá que identificar bem os produtos que representa, pois a um primeiro momento seus amigos e parentes irão comprar por acreditar nele e não necessariamente na marca. Se tratar-se de um produto de má qualidade, por exemplo, a relação entre vendedor – cliente poderá fracassar e tão certo também que a relação de amizade também, pois ninguém quer ser enganado ou prejudicado.